quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Desenvolvimento.

Boa tarde meus amigos, aqui é a Júlia. Estava hoje conversando com minha mãe e ela me contou uma coisa incrível.

Ela estava me explicando sobre o transporte placentário, ela me disse que o transporte de substâncias em ambas as direções entre a placenta e o sangue materno é facilitado pela grande área de superfície da membrana placentária. Quase todos os materiais são transportados através da membrana placentária por um dos quatro principais mecanismos de transporte: difusão simples, difusão facilitada, transporte ativo e pinocitose.
·Transporte passivo por difusão simples: é normalmente característico de substâncias que se deslocam de áreas de maior para menor concentração até que o equilíbrio seja estabelecido.
·   Difusão facilitada: requer um transportador, mas sem energia.
· Transporte ativo: contra um gradiente de concentração, requer energia. Este mecanismo de transporte pode envolver moléculas transportadoras que temporariamente combinam-se com as substâncias a serem transportadas.
·  Pinocitose: é uma forma de endocitose em que o material a ser englobado é uma pequena quantidade de líquido extracelular. Algumas proteínas são transferidas muito lentamente através da placenta por pinocitose.
Perguntei para ela como sabia de tudo isso e ela falou que quando estava grávida da Janaína pesquisou e perguntou tudo que podia para o médico. Legal né?!
E não para por aí, ela também me explicou sobre o cordão umbilical. Descobri que ele é formado a partir do saco amniótico, do alantoide e da vesícula umbilical e que geralmente apresenta 1 a 2 cm de diâmetro e 30 a 90 cm de comprimento. A ultrassonografia Doppler pode ser utilizada para diagnóstico pré-natal da posição e de anomalias estruturais que podem se fazer presentes. Minha mãe é mesmo ótima não é mesmo?! Até a próxima pessoal. Beijos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecimento

Então pessoal, aqui é a Júlia, venho aqui dizer que o dia tão especial finalmente chegou e eu finalmente conseguir ver e conhecer essa peq...