quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Olhos


Boa tarde pessoal, aqui é a Júlia. Hoje estou aqui para dar continuidade nesse conto sobre minha gravides e os conhecimentos que venho ganhando acumulando com eles. Nessas semanas eu venho me aprofundado nos sentimentos maternos que já comentei que estava sentindo, realmente ter uma vida com você e que depende de você nos transforma em outra pessoa, cada chute, cada movimento, as agitações, enfim tudo que o neném sente eu sinto o dobro e só de imaginar o sorriso, os olhinhos a boca, as mãozinhas eu já me sinto em um estado de felicidade e de amor incondicionais. Eu conversei com o André a respeito do sentimento materno que venho sentindo e depois de uma leve discussão, acho que ele finalmente entendeu. Não quero tomar o lugar da minha irmã, apenas acrescentar a mais na formação desse ser. Enfim, vamos voltar o foco que é o conhecimento que posso transmitir a vocês. Hoje vou falar da formação dos olhos e o Dr. Me explicou de uma maneira bem resumida.Com 22 dias de gestação, surgem dois pequenos pontos no rosto que darão origem aos olhos do bebe. No 3º mês de gestação, as pálpebras, íris e retina estão em formação, através do ectoderma superficial. No 7º mês, o bebe abre os olhos, sendo sensível a luz e reagindo a clarões fortes e intensos. Ectoderma superficial origina o cristalino, glândula lacrimal, epitélio da córnea, conjuntiva, glândulas anexas e epiderme das pálpebras. A crista neural resulta do ectoderma superficial, é responsável pela formação de ceratócitos corneano, do endotélio da córnea, da rede trabecular, do estroma da íris, da coroide, do músculo ciliar, dos fibroblastos da esclera, do vítreo e das meninges do nervo óptico. Também forma a cartilagem do osso orbital, dos tecidos conjuntivos, nervos orbitais, músculos extraoculares e camadas subepidermes das pálpebras. Ectoderma neural origina a vesícula óptica, o cálice óptico, formação da retina, epitélio pigmentar da retina, camadas pigmentares e não pigmentares do epitélio ciliar, epitélio posterior, músculo esfíncter, fibras nervosas ópticas e glia. Mesoderma forma os músculos extraoculares e endotélio vascular ocular e orbital




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecimento

Então pessoal, aqui é a Júlia, venho aqui dizer que o dia tão especial finalmente chegou e eu finalmente conseguir ver e conhecer essa peq...