quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Formação do Sistema Nervoso


Boa Noite, aqui é a Julia. Hoje acordei me perguntando como que acontece o desenvolvimento do neném, como que é formado o corpo e os sistemas , essa sempre foi uma dúvida pessoal e agora que eu carrego  uma grande responsabilidade de abrigar dentro de mim  uma pequena grande parte da minha irmã e eu não quero perder nada, quero saber de todos os detalhes, confesso que no início fiquei meio assustada com a possibilidade de vir a serem gêmeos, mas a sensação de ter uma vida crescendo dentro de mim me faz  querer que fossem duas mesmo. Bom na segunda- feira fui ao médico fazer o acompanhamento, acho que ele nunca teve paciente tão curiosa como eu antes, nem começamos  a fazer os exames eu já logo abrir a boca para perguntar sobre a formação do bebê do sistema nervoso , ele me explicou com toda paciência do mundo desde a formação da pele até a formação do sistema nervoso eu nem pisquei na explicação por mais que as vezes eu ficasse meio sem entender. O Dr. Ricardo  é um médico com a linguagem até bem simples, mas convenhamos que ciências nunca foi comigo enfim...Para começar ele me explicou sobre o sistema nervoso , sentir bebê chutando na hora acho que foi o ponto de partida,  o Dr. Ricardo explicou  que ocorre o  desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso como um todo começa em 3 semanas, com a diferenciação celular que forma a placa neural ao longo do dorso do bebê e a partir da ai ocorre a formação do tubo neural , a cavidade do tubo neural está repleto de líquido amniótico- que ajuda no desenvolvimento dos órgãos, ossos e a manter a temperatura- essa cavidade mais tarde se tornara o encéfalo. As principais estruturas do encéfalo já ficam visíveis depois de 7 semanas depois desse processo.

A partir da 11 semana o sério e a cabeça do neném já estão grandes em relação ao corpo, mas em breve ele vai sofrer um surto de crescimento- ele até brincou que quando o surto começa nunca mais para e quando eu der conta ele vai estar maior que eu, após o nascimento o cérebro do neném ainda está em amadurecimento e isso só vai parar na fase da infância, ressaltou os cuidados para não deixar a cabeça cair ou esbarrar em nada. Por hoje é só, mais tarde volto com mais explicações sobre  o resto da formação.














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecimento

Então pessoal, aqui é a Júlia, venho aqui dizer que o dia tão especial finalmente chegou e eu finalmente conseguir ver e conhecer essa peq...