quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Formação do Sistema Tegumentar


Bom dia pessoal, aqui é a Júlia, hoje eu fui o ao médico e ele me explicou como iria ocorrer o processo da formação do sistema tegumentar do bebê, toda aquela explicação e eu me pedi por inteiro, mas, a fascinação que tomou da minha mente foi maior que eu poderia esperar, aquele serzinho dentro de mim e imaginar aquele processo me deixou maravilhada. O Dr. Ricardo me explicou como ocorreria a formação da pele e seus anexos (unha, cabelo e pelos), ele me falou que a pele é dividida em três camadas, epiderme, derme e hipoderme – ou conjunto celular subcutâneo-, ele me falou que a epiderme tem um tecido diferenciado em relação a derme e a hipoderme que possuem o mesmo tecido, ele me disse que a epiderme é originado do tecido epitelial e a derme e a hipoderme pelo tecido conjuntivo. O tecido da epiderme ele tem propriedades de proteção, tem uma camada de queratina que ajuda na proteção e resistência da epiderme e a derme tem colágeno e elatina responsáveis pelo volume e elasticidade da pele e a hipoderme tem colágeno e células adiposas. Achei muito interessante, porém, complicado e como futura mãe (já pensando nos futuros machucados) fico me perguntando como que os vírus e bactérias não invadem a pele do bebê, não desperdicei a chance e perguntei ao médico. ele me respondeu que a epiderme tem uma coisa chamada de permeabilidade seletiva, ou seja ela decide o que entra ou o que sai, ele me deu o exemplo de uma parede de tijolos , as células do tecido epidérmico funcionam como os tijolos e o cimento seria a queratina, além disso também tem uma camada de vérnix caseosa ( substância gordurosa branca ) que cobre a pele fetal e protege do líquido amniótico com seu conteúdo de urina, fiquei aliviada, para me confortar mais ele falou que na epiderme tem também a melanina que que pigmenta a pele e protege dos raios uv. Na derme é a onde fica os nervos, na superfície de contato com a epiderme, há numerosas e pequenas saliências, as papilas dérmicas, umas simples, com um ápice, outras compostas, com dois ou mais ápices. Nestas papilas, ora se alojam capilares sanguíneos, ora terminações nervosas, pelo que umas se dizem vasculares, outras, papilas nervosas. As papilas nervosas só existem na face palmar das mãos e na planta dos pés; as vasculares estão espalhadas por toda a superfície cutânea. Jaz por debaixo da derme o tecido celular subcutâneo, formado de elementos conjuntivos, entre os quais se notam grupos de células gordurosas, que em certas regiões do corpo se desenvolvem e formam o panículo adiposo. Já na hipoderme é a onde tem o reservatório de gordura que é responsável pela reserva de energia, além disso também funciona como um isolante térmico. Dentro do sistema tegumentar encontramos o que chamamos de anexos que são glândulas, pelos e unha. Apesar de ficar extenso vou fazer uma micro explicação desses anexos.

As glândulas sebáceas são glândulas em cacho, situadas na derme. Muito menos numerosas que as sudoríparas, encontra-se em todo o tegumento externo, com exceção da face palmar das mãos e face plantar dos pés. Quase todas se abrem nos folículos pilosos. O produto das glândulas sebáceas é o sebo, substância mole, de reação ácida, não contendo gorduras autênticas, mas mistura de ésteres de diversos ácidos gordurosos com álcoois monovalentes, entre os quais os elementos da lanolina. O caráter gorduroso do sebo é suficiente para impedir a impregnação aquosa da pele, sendo necessária uma longa imersão na água para que a pele inche, e isso mesmo superficialmente. As unhas, produções epidérmicas, apresentam-se como lâminas quadriláteras, esbranquiçadas e semitransparentes, na face dorsal das últimas falanges dos dedos das mãos e dos pés. Os pelos são produções epidérmicas filiformes e flexíveis, desenvolvidas na superfície da pele. Cada pelo está implantado numa cavidade da derme, o folículo piloso. O pelo consta de uma parte livre, que é a haste, e de uma parte dentro do folículo, chamada raiz. A raiz exibe uma dilatação denominada bulbo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecimento

Então pessoal, aqui é a Júlia, venho aqui dizer que o dia tão especial finalmente chegou e eu finalmente conseguir ver e conhecer essa peq...