quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Treinamento.

Olá pessoal, hoje eu e Júlia estamos muito felizes. O Dr. Ricardo nos explicou que o bebê já “treina respirar” antes mesmo de nascer. Ele faz isso com a ajuda do líquido amniótico.
É assim, o âmnio forma um saco amniótico membranoso cheio de líquido, que envolve o embrião e o feto. Com o aumento do âmnio, ele oblitera gradualmente a cavidade coriônica e forma o revestimento epitelial do cordão umbilical. O líquido amniótico desempenha um papel importante no crescimento e desenvolvimento fetais. Inicialmente, ele é derivado do líquido tecidual materno por difusão através da membrana amniocoriônica da decídua parietal. Um pouco de líquido é secretado pelas células amnióticas. Mais tarde, há difusão de líquido através da placa coriônica a partir do sangue presente no espaço interviloso da placenta. Antes de ocorrer a queratinização da pele (formação de queratina), ela é a principal via para a passagem de água e solutos do líquido tecidual do feto para a cavidade amniótica. O líquido também é secretado pelos tratos respiratório e gastrointestinal fetal e entra na cavidade amniótica. No início da 11º semana, o feto contribui para o líquido amniótico, expelindo urina na cavidade amniótica.
O teor de água do líquido amniótico muda a cada 3 horas. Grandes quantidades de água passam através da membrana amniocoriônica para o líquido tecidual materno e para os capilares uterinos. Também existe uma troca de líquido com o sangue fetal através do cordão umbilical e no local onde o âmnio adere à placa coriônica sobre a superfície fetal da placenta; assim, o líquido amniótico está em equilíbrio com a circulação fetal.
O líquido amniótico é deglutido pelo feto e absorvido pelos tratos respiratório e digestório fetais. Estimou-se que, durante as fases finais da gravidez, o feto deglute até 400ml de líquido amniótico diariamente. O líquido é absorvido pelo trato gastrointestinal e passa para a corrente sanguínea fetal. Os produtos residuais atravessam a membrana placentária e entram no sangue materno no espaço interviloso. O excesso de água o sangue fetal é excretado pelos rins fetais e retorna para o saco amniótico através do trato urinário fetal.
Praticamente todo o líquido na cavidade amniótica é formado por água, na qual o material não dissolvido está suspenso (tal como células epiteliais fetais descamadas). O líquido amniótico contém porções aproximadamente iguais de compostos orgânicos dissolvidos e sais orgânicos. Metade dos constituintes orgânicos são de proteínas; a outra metade é composta de carboidratos, gorduras, enzimas, hormônios e pigmentos. Com o avanço da gravidez, a composição do líquido amniótico muda, devido ao acréscimo da urina fetal. Como a urina fetal entra no líquido amniótico, sistemas enzimáticos fetais, aminoácidos, hormônios e outras substâncias podem ser estudados examinando-se líquido removido por amniocentese.


Não vejo a hora do meu menininho ou menininha nascer. Meu coração se enche de alegria só de pensar. Até mais, abraços.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecimento

Então pessoal, aqui é a Júlia, venho aqui dizer que o dia tão especial finalmente chegou e eu finalmente conseguir ver e conhecer essa peq...