quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Formação do Sistema Respiratório


Olá pessoal, aqui é a Júlia. Hoje trouxe para vocês mais uma parte dessa caminhada louca e satisfatória que é a gestação! Confesso que tem sido tudo meio confuso durante esses dias, entrei em conflito com marido da minha irmã por causa de alguns sentimentos maternos que venho sentindo. Ultimamente alguns pensamentos tem rodado minha cabeça, mãe, tia, barriga de aluguel, afinal o que eu sou? E inexplicável o quanto essa vida em meu ventre me mudou por inteiro, em apenas algumas semanas já me sinto uma nova mulher, mas as vezes me pergunto a onda entrei. Não me arrependo de concluir o sonho da minha irmã de gerar uma vida por mais que as vezes quase surto, nessas horas sempre me pego pensando nela também, sorrindo, brigando, me dando conselho, trazendo alegria a nossa família. Perder -lá foi algo muito sofrido e bruto! Poder concluir o sonho dela me deixa muito feliz. Enfim não quero entrar em detalhes pessoais, quero compartilhar com vocês mais um conhecimento que meu médico me passou que é sobre o sistema respiratório.

    Bom o Dr. Ricardo me explicou que o sistema respiratório tem sua formação composta por, Faringe, Laringe, Traqueia, brônquios e pulmões, ele começa a se formar a durante a quarta semana laringe e a faringe são a onde o ar passa ar entre a cavidade oral nasal e a traqueia. Na Laringe é onde ocorre a produção do som. Na 4ª semana de desenvolvimento, surge  ventralmente  do  intestino  primitivo  uma projeção (broto pulmonar ou divertículo respiratório), que cresce caudalmente. O broto respiratório se alonga,  for mando  o  tubo  laringotraqueal,  o  qual  cresce  e  se divide em dois brotos brônquicos primários (que originarão os pulmões) da    a  17ª  semana,  o  pulmão  se  assemelha  a  uma glândula da  24ª  semana  ao  nascimento;  nesse  período  o  alvéolo primitivo  está  em  formação  e      possibilidade  de  sobrevivência  caso o neném nasça  prematuro da 29 semana até os 8 anos os alvéolos estão em desenvolvimento. Durante a gestação os alvéolos estão cheios de líquido amniótico para ajudar no desenvolvimento. Durante o parto normal o tórax do neném sofre uma compressão e esse liquido sai dando lugar ao   oxigênio.                                                                                                                                                                    Bom pessoal por hoje é só.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecimento

Então pessoal, aqui é a Júlia, venho aqui dizer que o dia tão especial finalmente chegou e eu finalmente conseguir ver e conhecer essa peq...